Make your own free website on Tripod.com

Rumo ao Canadá

Home | Feriados e Datas Especiais | Curiosidades | Insights Canada | Províncias | Principais Cidades | Turismo & Lazer | Aeroportos & Hotéis | Relações Diplomáticas | Comunidade Brasileira | Comunidades de Língua Portuguesa | Comunidades de Língua Inglesa | Bilingüismo | Imigração e Cidadania | O lado negativo da imigração | Mercado de Trabalho | Recém Chegados | Choques Culturais | Residências & Albergues | Proteção ao Consumidor | Situacoes de Emergencia | Bolsas de Estudos & Cursos | Saúde | Publicações | Avisos & Editais | Artigos Impressos | Links & Blogs | Contatos | Guest Book

Imigração e Cidadania

curiosidadesnacionalismo.jpg
Direitos Reservados(c) Elaine Chen

Alguns textos interessantes:

Fraud Marriage

Mitos e fatos sobre deportações

Fonte: Brasil News - 10 de maio de 2006 - Imigração.

Green Card

Fonte: www.vancouverparabrasileiros.com


A responsabilidade é sua

Fonte: Brasil News - 2 de janeiro de 2006 - Imigração.


Brasileiros com diploma emigram mais

Fonte: Brasil News - 2a. edição de outubro 2005 - Imigração.


Como se tornar um cidadão canadense

Fonte: Brasil News - 2 de agosto de 2005 - Imigração.


Conseqüências da Imigração Ilegal

Fonte: Divisão de Assistência Consular DAC - MRE

IMIGRAÇÃO - Preconceito impede novos profissionais de entrarem no mercado de trabalho

Fonte: Brasil News - 1 de abril de 2005.

Perguntas Freqüentes - Brasileiros no Exterior

Fonte: Divisão de Assistência Consular DAC - MRE









Fonte: Governo do Canada - www.cic.gc.ca
themonitor.gif

The Monitor - Pesquisa elaborada pelo Ministério da Imigração e Cidadania do Canadá








O processo imigratório legal deverá ser feito nas representações diplomáticas canadenses. O candidato é submetido a uma avaliação por um oficial de imigração.

Atualmente o Canadá possui as classes de imigrante familiar (sponsorship), independente (skilled worker) e refugiado (refugee).

É recomendável que durante o processo, os (as) candidatos (as) aguardem o contato dos agentes de imigração seja por cartas ou telefonemas. Evite ligar para os consulados ou embaixadas a não ser nos casos de extrema necessidade pois não serão dadas informações por telefone.

Para maiores informações consulte o site da cidadania e imigração em língua inglesa/francesa ou o Brazil-Canada em língua portuguesa.

Para os recém chegados ao país de categoria residente permanente é obrigatória à apresentação Carteira de Residente Permanente nas suas entradas e saídas do país. Providencie esse documento juntamente com a retirada dos outros documentos básicos.

Muitas vezes no próprio aeroporto brasileiro você poderá ser surpreendido tendo que apresentar este documento no embarque como comprovação de status no Canadá.

Vale a Pena Imigrar?

A Escolha pelo Canadá

Para Skilled Workers - CELPIP OU IELTS?

Imigração para Alberta

Imigração de empreendedores para o Quebec.

Imigração para Quebec



Contratando um advogado ou conselheiro de imigração

Muitos candidatos preferem contratar um advogado ou conselheiro especializado para tratar diretamente com o Consulado Canadense.

A vantagem é que um profissional tem mais experiência de mercado, informação de toda a legislação canadense e fluência da língua inglesa; fatores que nem todo o imigrante recém-chegado tem.

É preciso ter em mente que estão acontecendo muitos golpes na comunidade brasileira de profissionais ilegais que simplesmente não preenchem os formulários, nem dão andamento aos processos. Eles apenas se usufruem do dinheiro dos clientes.

Portanto fique atento:

1. Investigue antes de contratar alguém: verifique o registro profissional, tempo de carreira no Canadá e referências de clientes anteriores.

2. Pesquise vários advogados antes de se decidir: só escolha o que realmente lhe passar maiores garantias de um bom serviço e experiência sobre a realidade dos imigrantes.

3. Tenha a certeza que seu processo está correndo: exija dele provas, documentos e comprovantes escritos e datados que lhe garantam uma segurança.

Sponsor your parents

Tribunal Superior Eleitoral

Receita Federal Brasileira

Brazil-Canada

Cartório 24 Horas

Com relação à dupla cidadania, a Lei Canadense permite a dupla nacionalidade. Os processos canadenses podem demorar entre 12 a 15 meses aproximadamente; dependendo de cada situação do imigrante.

Atualmente o Brasil não está restringindo a dupla nacionalidade; porém muitas pessoas adquiriram a dupla cidadania antes do período permitido. Em conseqüência, tiveram problemas legais chegando a ponto de abdicar de uma das nacionalidades. Em caso de dúvidas para a aquisição de cidadania canadense e perda da brasileira, consulte os sites governamentais canadenses e brasileiros.

Vale relembrar que como brasileiro (a), você deverá se manter em dia com suas obrigações eleitorais e fiscais brasileiras. Como canadense, você deverá ser residente permanente, ter pelo menos 18 anos, residido no Canadá durante três anos completos nos últimos quatro anos, não estar respondendo a nenhum processo de deportação, crime ou demonstrar qualquer risco à segurança pública e ter conhecimento razoável da língua inglesa ou francesa.

Os processos para os menores de 18 anos seguem normas semelhantes aos dos adultos. O governo exige que os menores sejam residentes permanentes e seus processos deverão ser submetidos junto aos processos de seus pais ou após a obtenção de cidadania de pelo menos um deles.

alookatcanada.jpg

A LOOK AT CANADA

"A Look at Canada" é um guia geral do país, criado pelo governo canadense, para todas as pessoas que estão em processo de cidadania. O guia trás todas as informações referentes a história e geografia do Canadá, direitos e deveres civis, regulamentos e atos, bem como o sistema de votações. Todos(as) candidatos(as) que iniciam o processo legal recebem esse material pelo correio.Este guia é atualizado periodicamente e está disponível on line pelo Ministério da Cidadania.


Guia para Imigrantes em Potencial e Novos Imigrantes (Projeto da Universidade de Toronto)

Imigração e Cidadania Canadense

Passaporte Canadense

braz0001.gif



Perda de nacionalidade brasileira para filhos(as) de brasileiros(as) no exterior

Para os(as) brasileiros(as) que pensam em ter filhos no exterior, a nacionalidade brasileira dos mesmos só estará assegurada até aos 18 anos (se forem registrados no Consulado Brasileiro bem como nos primeiros cartórios de ofício brasileiros ou do Distrito Federal).

Isso ocorreu devido a uma revisão constitucional em 1994 excluindo o parágrafo 12 que considerava brasileiro nato todo filho de pai ou mãe brasileiros nascidos no exterior.

Todas as crianças nascidas a partir de 1994 recebem um passaporte provisório. A confirmação da cidadania só pode ser feita por processo judicial, depois da maioridade e eles deverão estar residindo no Brasil e deverão optar pela nacionalidade brasileira.

Veja mais detalhes nos links abaixo:

BRASILEIRINHOS APÁTRIDAS

Brasileirinhos sem Patria

Manual de Serviço Consular e Jurídico - Nacionalidade

Proposta de Emenda à Constituição nº 272-A, de 2000, que "dá nova redação à alínea "c" do inciso I do art. 12 da Constituição



Um alerta importante para todos os imigrantes: se possível, traduza e tire cópia de seus documentos pessoais e profissionais para o inglês ou o francês antes de chegar ao Canadá.

Caso não seja possível, você poderá conseguir este serviço gratuito no Ministério da Cidadania.

Essa recomendação é apenas preventiva, pois os serviços de tradução e fotocópias são caros no Canadá.

Direitos Autorais Reservados(c) 2005 - Elaine Marcena


Reprodução parcial ou total deste material e fotos somente por autorização escrita da autora. elainemarcena@hotmail.com

O material não produzido pela autora está publicado com a origem da fonte.